Expandir o atendimento para todas as unidades jurisdicionais do Estado é a meta principal do Planejamento Estratégico 2023/2026, que tem como premissa o crescimento com acolhimento e presença. A interiorização acontecerá a partir da realização de diversas ações, como a realização do concurso público – com edital publicado nesta semana-; a reestruturação administrativa e o aperfeiçoamento das ferramentas de atendimento.
“Esse plano contempla objetivos estratégicos, indicadores de desempenho, metas e iniciativas que visam ampliar o acesso à justiça, melhorar a qualidade do atendimento, otimizar os recursos humanos e financeiros, modernizar a gestão e a infraestrutura, fortalecer a comunicação e a transparência, fomentar a participação social e a articulação institucional junto aos espaços de poder e aos movimentos sociais”, explica Vinícius Chaves de Araújo, defensor público-geral.
O defensor geral completa que, para a Defensoria Pública continuar avançando, como ocorreu nos últimos anos, é preciso continuar investindo em uma atuação estratégica, organizada e de longo prazo. “Essa é uma ferramenta de gestão institucional que deve ser usada para promover, de forma contínua, a melhoria dos serviços e a valorização da Defensoria”.