Uma comitiva da Defensoria Pública do Estado do Amazonas – formada por Ricardo Queiroz de Paiva, defensor público-geral; Marcos Aurélio Martins da Silva, corregedor-geral; Marcelo da Costa Pinheiro, coordenador do Projeto Defensoria Digital e Caroline Ortiz Simonetti, diretora de Planejamento e Gestão – veio ao Espírito Santo conhecer o projeto de atendimento a distância, Defensoria 4.0. O grupo foi recebido pelo defensor público-geral, Vinícius Chaves, que explicou como funciona o sistema e as melhorias feitas ao longo dos anos.
Para o defensor geral do ES, a troca de conhecimento e tecnologias com as demais Defensorias do Brasil é importante o fortalecimento institucional. “Quando criamos a Defensoria 4.0, não havia sistema igual nas demais instituições. Passada a pandemia e com o projeto consolidado, buscamos junto a outras Defensorias modelos de atendimento virtual para que pudéssemos aprimorar o nosso. Agora podemos exportar a nossa prática para o Amazonas”.
O defensor geral do Amazonas elogiou a Defensoria 4.0 e pretende adaptar o que viu no ES para a realidade do seu estado. “O sistema facilita muito o atendimento das pessoas e ajuda, de certa forma, racionalizar custos. Além de ser uma nova porta de entrada, especialmente para as pessoas que não podem se deslocar a uma unidade de atendimento da Defensoria, mas podem ter sua demanda atendida pelo site. Nosso objetivo é adaptar o que vimos aqui à realidade do Amazonas”.