A primeira edição do projeto Defensoria em todo lugar aconteceu no bairro Itararé, em Vitória, no último dia 12, ocasião em que mais de 130 pessoas receberam orientação jurídica em diversas áreas do direito. O projeto faz parte da iniciativa de diversificação do atendimento, que inclui a melhoria do atendimento virtual e a abertura das unidades da Grande Vitória aos sábados.
Ana* estava a caminho do posto de saúde para marcar uma consulta, quando se deparou com o ônibus da Defensoria Pública e decidiu conversar com os defensores de plantão. “Estou tentando resolver uma questão de herança e partilha de bens, inclusive, já tinha ido a São Paulo para ver se conseguia uma solução. Lá descobri que precisaria de um advogado, mas não tive condições de arcar com os custos e acabei desistindo”, conta.
Para ela, o projeto da Defensoria Pública veio em boa hora. “Acho que vai ajudar muito o cidadão. No meu caso, me deixa mais tranquila e com esperança de resolver com a ajuda da Instituição”. Além de demandas como a de Ana*, a Defensoria em todo lugar prestou orientação sobre questões de família, como divórcio e pensão, e também sanou dúvidas e deu encaminhamento sobre direito do consumidor.
O coordenador de Atendimento da Grande Vitória, Vitor Ramalho, explica que o projeto é permanente e tem por objetivo democratizar o acesso à Defensoria Pública. “Muitas pessoas têm dúvidas do atendimento, não conseguem acessar os canais ou mesmo ir a uma unidade. Desta forma, a Defensoria está indo até elas. Vamos executar uma programação constante, inclusive em parceria com outras instituições”.