A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo disponibiliza várias formas de atendimento para os assistidos que precisam de orientação jurídica. Uma delas é o chat da Defensoria 4.0, disponível no site www.defensoria.es.def.br, que pode ser acionado para ingressar com ações da área da família.
Por meio da ferramenta, o assistido pode ingressar com os seguintes pedidos:
- Ação de alimentos
- Ação de alimentos – Idoso
- Ação de alimentos em face dos avós
- Ação de alimentos gravídicos
- Oferta de Alimentos
- Ação revisional de alimentos – Redução
- Ação revisional de alimentos – Majoração
- Exoneração de alimentos
- Cumprimento de sentença
- Guarda compartilhada
- Guarda unilateral
- Modificação de guarda
- Regulamento do direito de visita
- Investigação de paternidade
- Investigação de paternidade post mortem
- Reconhecimento de paternidade socioafetiva
- Negatória de paternidade
- Busca e apreensão de menor
- Conversão de separação em divórcio
- Divórcio Consensual
- Divórcio Litigioso
- Reconhecimento e dissolução de união estável consensual
- Reconhecimento e dissolução de união estável litigioso
- Reconhecimento e dissolução de união estável post mortem
- Suprimento de idade ou consentimento para casamento
- Requerimento administrativo de DNA
- Reconhecimento de união estável com preso
O atendimento por meio do chat é feito pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), um dos pilares da Defensoria 4.0, projeto criado a partir do Planejamento Estratégico 2019-2023.
O serviço está disponível para os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra, Guarapari, Colatina, São Mateus, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante. Até 2023, todos os municípios de atuação da Defensoria Pública terão atendimento pelo chat.
Como acessar
- Acessar o site www.defensoria.es.def.br;
- Clicar no ícone do chat de atendimento, localizado no canto direito da tela;
- Seguir os passos indicados até a conclusão do atendimento.