Defensoria 4.0: Veja as ações que podem ser solicitadas via chat

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo disponibiliza várias formas de atendimento para os assistidos que precisam de orientação jurídica. Uma delas é o chat da Defensoria 4.0, disponível no site www.defensoria.es.def.br, que pode ser acionado para ingressar com ações da área da família.  

Por meio da ferramenta, o assistido pode ingressar com os seguintes pedidos: 

  • Ação de alimentos 
  • Ação de alimentos – Idoso
  • Ação de alimentos em face dos avós 
  • Ação de alimentos gravídicos  
  • Oferta de Alimentos 
  • Ação revisional de alimentos – Redução 
  • Ação revisional de alimentos – Majoração
  • Exoneração de alimentos 
  • Cumprimento de sentença 
  • Guarda compartilhada 
  • Guarda unilateral 
  • Modificação de guarda
  • Regulamento do direito de visita 
  • Investigação de paternidade 
  • Investigação de paternidade post mortem 
  • Reconhecimento de paternidade socioafetiva 
  • Negatória de paternidade
  • Busca e apreensão de menor 
  • Conversão de separação em divórcio 
  • Divórcio Consensual 
  • Divórcio Litigioso 
  • Reconhecimento e dissolução de união estável consensual
  • Reconhecimento e dissolução de união estável litigioso 
  • Reconhecimento e dissolução de união estável post mortem 
  • Suprimento de idade ou consentimento para casamento 
  • Requerimento administrativo de DNA 
  • Reconhecimento de união estável com preso 

O atendimento por meio do chat é feito pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), um dos pilares da Defensoria 4.0, projeto criado a partir do Planejamento Estratégico 2019-2023.

O serviço está disponível para os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra, Guarapari, Colatina, São Mateus, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante. Até 2023, todos os municípios de atuação da Defensoria Pública terão atendimento pelo chat. 

Como acessar 

  • Acessar o site www.defensoria.es.def.br
  • Clicar no ícone do chat de atendimento, localizado no canto direito da tela;
  • Seguir os passos indicados até a conclusão do atendimento.