O documentário A Casa dos Mortos é o segundo trabalho a ser exibido na noite do próximo dia 15 de junho, quando estreia o Cine Defensoria, um projeto de exibição de filmes com temas relacionados aos Direitos Humanos e ao trabalho da Defensoria Pública.
Dirigido pela antropóloga Débora Diniz, a película mostra o Manicômio Judiciário de Salvador a partir da história de Bubu, um poeta com doze internações em manicômios judiciários e que narra sua própria história de vida.
Foi durante as gravações do documentário que o personagem que conduz a história escreveu o poema “A Casa dos Mortos”, que acabou virando o título do trabalho. No poema ele narra a história de três homens anônimos considerados perigosos para viver em sociedade e que são castigados com a tragédia do suicídio, o ciclo de internações intermináveis e à sobrevivência em prisão perpétua.
Confira o trailer do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=rHkD7tQe-OE
Saiba mais: http://www.acasadosmortos.org.br/
Projeto Cine Defensoria
Em sua primeira edição o Cine Defensoria traz á tona o tema: “População em Situação de Rua e Internações Compulsórias”, e além de “Relíquia” exibirá na mesma sessão outros dois curtas, que são “A Casa dos Mortos”, de Débora Diniz e “Ali, na Costa Pereira”, de Ana Paula Gonçalves. A exibição acontece no CineMetrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a entrada é gratuita.
Cine Defensoria
Data: 15 de junho.
Horário: 19 horas.
Local: CineMetrópolis, no campus da Ufes em Goiabeiras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381