Os Defensores Públicos do Espírito Santo passam a contar com mais um instrumento de solução extrajudicial de conflitos na área do consumidor.
Em parceria com a operadora de telefonia móvel TIM, foi criado o “0800-Defensoria”, um canal de atendimento destinado aos usuários que venham procurar a Defensoria Pública para solução de demandas relacionadas à telefonia móvel.
A ferramenta foi apresentada durante a reunião do Conselho de Usuários da Região Sudeste, que contou com a participação do Coordenador Cível da Defensoria Pública Estadual, Fábio Ribeiro Bittencourt, do Defensor Público Luiz Cesar Coelho Costa, integrante do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPES, e do Secretário Nacional dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves.
“O consumidor não quer mais passar meses e meses discutindo na Justiça uma demanda que pode ter uma solução imediata. A iniciativa em criar o canal 0800-Defensoria é um grande passo e um ótimo exemplo que para as outras empresas de telefonia móvel”, afirmou o secretário.
Para o Defensor Luiz Cesar, a parceria é inovadora e ressalta a necessidade de se criar mecanismos alternativos de solução de conflitos, mais céleres e econômicos.
“O setor privado hoje precisa se conscientizar da necessidade de se fortalecer e qualificar o atendimento ao consumidor, reduzindo as demandas judiciais e aprimorando a qualidade dos serviços que são disponibilizados. Acredito que esse exemplo deve ser seguido por outras empresas”.
CDC em Braile
Durante a apresentação do 0800-Defensoria o Conselho de Usuários entregou à Defensoria Pública um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em Braile, possibilitando uma maior a inclusão dos cidadãos assistidos que se dirigem à Defensoria em busca de atendimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – imprensa@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381