Através do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON), a Defensoria Pública do Espírito Santo tem expandido os trabalhos de resolução extrajudicial de conflitos. Uma das ferramentas utilizadas é o 0800 Defensoria, um canal direto entre os usuários de um serviço e a DPES.
Além da operadora de telefonia móvel TIM, o Banco Itaú Unibanco, a BMG Crédito Consignado e a BV Financeira já disponibilizaram um canal de atendimento exclusivo para a Defensoria, com o objetivo de resolver questões entre os usuários e as instituições financeiras, como cobranças indevidas, renegociação de dívidas e cancelamento de contratos, dentre outros.
Com essa nova ferramenta, é possível efetivar o acesso à justiça da população diretamente pela Defensoria, sem a necessidade de participação do Poder Judiciário, reduzindo o tempo de espera pela solução do conflito.
“Estamos fazendo um trabalho de convencimento das empresas, de que vale a pena investir no relacionamento com o cliente por meio da Defensoria Pública e evitar os custos de um processo. Outras empresas também tem se interessado na proposta. A ideia é que o processo judicial seja a última alternativa a ser usada, quando as demais tentativas de conciliação se esgotarem”, explica o defensor Luiz Cesar, do NUDECON.
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