Em solenidade de comemoração dos 20 anos de existência da Rede de Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente (Aica), a Defensoria Pública do Espírito Santo foi homenageada pela relevante parceria na construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna em prol de crianças e adolescentes.
O evento aconteceu no dia 18 de outubro e teve como representante da instituição o Defensor Público Paulo Antônio Coelho dos Santos, que recebeu a placa de homenagem. Esteve presente também a coordenadora da Casa Sol Nascente*, Sonia Amâncio, que atende adolescentes e jovens que cometeram atos infracionais.
“Vejo a Aica como uma rede de serviços que está inserida nas comunidades de alto índice de vulnerabilidade, sendo os serviços da rede, em sua maioria, o único suporte das famílias oriundas destas comunidades”, relata Sonia.
A coordenadora explica que a Rede atende crianças, adolescentes, jovens e familiares, com extrema fragilidade social e “a Defensoria Pública se configura com uma valiosa parceria na luta e defesa de direitos humanos para o público atendido, através da prestação de assistência jurídica e assessoria aos gestores”.
A Aica é uma rede ligada a Pastoral do Menor, criada em 1997, que desenvolve um trabalho social nos municípios de Serra e Santa Teresa, com ações dirigidas para a defesa e promoção da vida de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.
O projeto tem o intuito de difundir os valores de justiça, paz, solidariedade e partilha, além de contribuir com o exercício pleno da cidadania, rejeitando qualquer tipo de paternalismo e assistencialismo, aos jovens e suas famílias.
O desafio dos criadores do programa é a conscientização e mobilização da sociedade, na busca por uma resposta transformadora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social.
A rede atende mais de mil crianças, adolescentes e jovens por ano, contribuindo para o desenvolvimento humano, social, cultural e psicológico. As atividades são estendidas às famílias das crianças e dos adolescentes, através de cursos e orientação profissional, atendimento psicossocial, palestras e momentos de formação para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
*A Casa Sol Nascente é um programa de atendimento às medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida Comunitária e Prestação de Serviço à Comunidade. A entidade envolve educadores sociais voluntários, oriundos das comunidades de onde vêm os adolescentes e jovens atendidos.
Por Raquel de Pinho