Ao todo, 40 trabalhos artísticos e escolares de alunos de escolas públicas municipais de Vila Velha vão encher as páginas do livro “Brincando Direito: fazendo bonito”, que será lançado pela Defensoria Pública do Espírito Santo, ainda neste ano. São textos e ilustrações criados a partir de palestras sobre prevenção e enfrentamento à violência sexual, realizadas pela Instituição ao longo do ano.
As obras foram selecionadas pela comissão julgadora do projeto que leva o mesmo nome do livro, durante uma reunião na tarde desta sexta-feira, no Núcleo de Atendimento de Vila Velha. Reuniram-se a Defensora Pública e idealizadora, Geana Cruz de Assis Silva, e representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Fórum Municipal de Saúde Mental Infanto-Juvenil e da Academia de Letras de Vila Velha.
O projeto Brincando Direito tem como objetivo promover a educação em Direito para crianças e adolescentes de quatro a dez anos de idade. Já a edição deste ano, o “Brincando Direito: Fazendo Bonito” é uma iniciativa, segundo Geana, que vai além, tratando da prevenção e do enfrentamento à violência sexual.
“No decorrer do projeto, as crianças foram convidadas a ilustrarem e escreverem sobre o que entenderam das apresentações. Nesta sexta-feira, a comissão reuniu-se para selecionar os trabalhos de acordo com o regulamento do projeto, que estabelece que não pode haver fuga do tema, entre outros critérios”, explica a Defensora.
Os alunos do primeiro ao segundo ano do Ensino Fundamental concorreram na categoria ilustrações texto mais ilustrações. Já os alunos do terceiro ao quinto ano, concorreram na categoria texto, de acordo com Geana.
Além da Defensora Pública, compõe a comissão julgadora, Eliana Terra Barbosa da secretaria de Educação de Vila Velha; Maria do Socorro Lira Marques, do Fórum de Saúde Mental Infanto-Juvenil; Almir Nascimento Vasconcelos, do Conselho Tutelar; e Maria Francisca dos Santos Lacerda, da Academia de Letras de Vila Velha.
Por Wesley Ribeiro