Novo Núcleo de Atendimento em Cachoeiro de Itapemirim é inaugurado

Foi inaugurado o novo Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPEES), em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, na tarde da última terça-feira (22). A cerimônia foi marcada por emoção, pela presença do governador do Estado, Paulo Hartung e de convidados ilustres, tais como autoridades políticas e profissionais que já participaram da história da Instituição.

Com o novo equipamento, o atendimento aos assistidos vai ganhar mais qualidade e mais celeridade. No município, são realizados cerca de três mil atendimentos por mês. Ao ano, esse número passa dos 40 mil atendimentos e com as novas instalações, a expectativa é aumentar essa demanda em 100%, de acordo com o Subdefensor-Geral do Estado, Doutor Fábio Ribeiro Bittencourt.

Na solenidade, que teve início por volta das 16 horas, a Defensora Pública-Geral, Sandra Mara Vianna Fraga, recebeu os convidados destacando a importância da parceria e da colaboração. “Cerca de oitenta por cento do povo de Cachoeiro de Itapemirim é formado por pessoas que usufruem dos serviços da Defensoria Pública. O antigo núcleo já não suportava mais a demanda. Com o novo espaço, composto por salas amplas, auditório e novos equipamentos, o atendimento será muito mais humanizado. Agradecemos ao governador por reconhecer a importância deste investimento”, destacou.

O governador Paulo Hartung também elogiou o equipamento. “No tempo de crise que estamos vivendo, poder inaugurar um equipamento como este é um feito e tanto. A Defensoria Pública é uma instituição de Estado e dialoga com um país que é profundamente desigual. Por isso, a Defensoria Pública é feita para dar as mãos aos elos mais frágeis das estruturas sociais de nosso país. Ela precisa ter pontaria: tratar os desiguais na medida de suas desigualdades”, comentou Hartung.

Estrutura

O diretor administrativo do núcleo e Defensor Público, Bruno Danorato, explica que as salas mais amplas e também a implantação do sistema eletrônico de senhas irão garantir maior fluidez no atendimento. “Certamente o tempo de espera será reduzido, pois o atendimento será mais humanizado, mais ágil. Diferente de hoje, quando o atendimento por senha é manual e a estrutura física mais compacta”, reflete.

Segundo ele, as principais demandas que chegam ao Núcleo de Atendimento estão relacionadas à regularização de documentos imobiliários, que são um grande problema no município; ao fornecimento de medicamentos; e especialmente, os conflitos familiares, que abarcam o maior volume de atendimentos. Mesmo moradores de cidades vizinhas buscam orientação no núcleo.

Grafite

No evento, também foi apresentada a arte em grafite realizada pelo reeducando Vinicius Torneri Abreu, e que está cumprindo pena em regime semiaberto na Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV). O projeto, do Núcleo de Execução Penal (NEPE), será contínuo, promovendo a arte do grafite e, como consequência, humanizando os ambientes da Defensoria Pública e até mesmo centros de detenção, bem como incentivando e buscando novos talentos dentro do sistema prisional.

Convidados

Além de Paulo Hartung, também estiveram presentes na inauguração o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, representantes da Câmara de Vereadores do município, da Assembleia Legislativa do Estado, da Secretaria de Estado de Justiça, e outras instituições.

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