Para celebrar o mês da mulher a coordenação de Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual organizou um CineDefensoria especial, voltado para as defensoras públicas, servidoras e estagiárias da instituição.
Em sua primeira edição de 2017 o projeto trouxe o tema “Empoderamento Feminino”, com o intuito de questionar o verdadeiro sentido do mês da mulher. Voltar atenção para a realidade desigual vivenciada até os dias atuais foi a pauta para o debate que aconteceu após a exibição de três curta-metragens.
Quebra de esteriótipos
Criar diálogos e visibilidade, desconstruir a cultura opressora que inferioriza a mulher, além de buscar a sororidade, ou seja, a solidariedade entre o movimento foram alguns dos pontos debatidos pelas participantes.
“É dentro de ambientes coletivos como estes que devemos discutir as nossas dificuldades para que possamos ganhar forças e, unidas, nos fortalecer, tendo cumplicidade umas com as outras e quebrando os esteriótipos de gêneros, como por exemplo, lugar de mulher é na cozinha”, afirmou a defensora pública Vivian Almeida, coordenadora de Direitos Humanos.
A dinâmica do evento chamou atenção do público, que se surpreendeu com a organização e com a abordagem proposta pelo CineDefensoria.
“Eu sou extremamente apaixonada por movimentos que discutem a informação a respeito do feminismo e fiquei surpresa com a atuação da Defensoria Pública. Nós lidamos com pessoas carentes, sem acesso à informação, então levantar esses debates dentro da instituição com certeza trará grandes benefícios”, disse Diane Lyra, estagiária do Núcleo de Vila Velha.
O projeto
O CineDefensoria é um projeto da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo e tem o objetivo de promover o debate e a conscientização cidadã sobre temas relevantes, a partir da exibição de filmes relacionados aos Direitos Humanos e ao trabalho da Defensoria Pública.
.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br
Tels.: 3198-3300 (ramal 3010) / 98817-6381