O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) iniciou um novo projeto de solução extrajudicial de conflitos de consumo.
Através da plataforma online “consumidor.gov”, será oferecido atendimento direto aos assistidos residentes na Grande Vitória.
Durante esses atendimentos presenciais no Núcleo, o Defensor analisará a viabilidade da reclamação e, se for o caso, registrará a mesma no site www.consumidor.gov.br, uma plataforma do governo federal para que consumidores de todo o país possam tentar resolver conflitos com empresas.
As respostas às reclamações serão enviadas em até 10 dias pela empresa reclamada diretamente ao consumidor, e se o assistido tiver dificuldades para acessar a internet, poderá comparecer ao Nudecon para ter acesso à resposta.
“Se o atendimento extrajudicial for finalizado sem resolução do conflito, o assistido será orientado sobre a possibilidade de ingressar com ação judicial junto aos juizados especiais ou encaminhado ao Defensor Público natural”, explica o coordenador cível da Defensoria, Fábio Ribeiro Bittencourt.
Banco de dados
Os dados das reclamações registradas no portal irão alimentar uma base de dados pública, com informações sobre os fornecedores que obtiveram os melhores índices de resolução e satisfação no tratamento das reclamações, e também sobre aqueles que responderam as demandas nos menores prazos, entre outras informações.
Atendimento
O atendimento aos cidadãos da Grande Vitória ocorrerá na sede do Nudecon, na Rua Pedro Palácios, nº 60, Ed. João XXIII, na Cidade Alta, em Vitória, de segunda à sexta-feira, das 09 às 16 horas.
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