Nesta sexta-feira 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, e para celebrar a data acontece no Rio de Janeiro o I FÓRUM DE DEFENSORIAS PÚBLICAS E DIREITOS LGBTI.
O evento é realizado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos e acontece na sede da Defensoria carioca.
Integrante do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do ES, o Defensor Douglas Lousada é um dos participantes do fórum, que contará com dois painéis.
Um abordará temas como despatologização da transexualidade, cirurgia de redesignação sexual e ações de registros públicos (nome social).
Já no segundo painel os temas são relacionados a violência contra a população trans e a situação carcerária das pessoas trans.
O objetivo das atividades é debater e aprovar proposições para todas as Defensorias Públicas no Brasil sobre atuação em defesa dos direitos LGBTI, além dar encaminhamento às principais demandas de interesse desta comunidade através do contato direto com os movimentos sociais.
Defensores visitam complexo penitenciário
Para lembrar a data do Dia Nacional da Visibilidade Trans, os Defensores Públicos do Espírito Santo realizaram uma visita ao complexo penitenciário de Viana. Lá se encontra a população LGBT capixaba que está em cumprimento de pena privativa de liberdade.
Os detentos tiveram a oportunidade de participar de debates, sessões de filmes e apresentações artísticas e musicais, promovidas pelos próprios internos. Participaram da visita Defensores dos Núcleos de Direitos Humanos, Execução Penal e da Infância e Juventude.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – imprensa@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381