Com o objetivo de garantir a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) encaminhou, nesta segunda-feira (26), uma recomendação ao Estado e aos Municípios de Vila Velha e Vitória para que adotem providencias para assegurar a aplicação da vacina nos grupos prioritários pendentes da segunda dose do imunizante, sobretudo tendo em vista a dificuldade no agendamento online.
Elaborada por meio do Grupo de Trabalho para a Promoção do Direito à Saúde, a recomendação leva em consideração o percentual crescente de cidadãos que não retornaram para receber a segunda dose da vacina – seja por dificuldade de acesso à internet, pelo alto fluxo de agendamentos ou por problemas com o repasse das doses já noticiados na imprensa nacional.
Pedidos
Entre os principais pedidos da Instituição estão: o agendamento automático da segunda dose no ato da aplicação da primeira, no mesmo município; a realização de busca ativa pele rede municipal em caso de não comparecimento para aplicação da segunda dose; elaboração de um sistema de agendamento presencial para acesso a vacina, observando os protocolos de segurança.
Denúncia
A Defensoria Pública está recebendo denúncia de problemas com a vacinação ou com o processo de agendamento. Para tanto, o cidadão deve encaminhar um e-mail para gtsaude@defensoria.es.def.br, com as seguintes informações:
• Qual é a dificuldade enfrentada;
• Município onde reside;
• Laboratório fabricante da vacina;
• De qual grupo prioritário faz parte.
Clique aqui e confira a recomendação na íntegra