O atual subdefensor público-geral do Estado, Marcello Paiva de Mello, será o novo secretário de estado de Justiça do Espírito Santo. O defensor público substituirá o atual chefe da pasta, o delegado federal, Luiz Carlos de Carvalho Cruz, na administração do sistema penitenciário estadual.
Para o defensor, o maior desafio da gestão do sistema prisional é manter o equilíbrio e evitar o superencarceramento. “Agradeço a confiança que o Governo do Estado está depositando em mim e pretendo, com minha experiência, traçar estratégias que façam a diferença no sistema penitenciário capixaba”.
Mello possui um amplo conhecimento do sistema prisional capixaba, tendo sido coordenador Penal e de Execução Penal entre os anos de 2013 e 2015. No ano de 2019 voltou a comandar a Execução Penal, onde coordenou o primeiro mutirão carcerário eletrônico realizado no País, com a participação de mais de 60 defensores públicos vindos de outras estados para auxiliar nos processos do Espírito Santo.
Entre 2016 e 2017 atuou no Ministério da Justiça e Cidadania como coordenador do Sistema Nacional de Informações Penitenciárias e chefe da Assessoria de Informações Estratégicas do Departamento Penitenciário Nacional. Marcello Paiva de Mello é defensor público há cerca de 12 anos e foi contemplado com o Prêmio XII Inovare em 2015.