A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo oficiou a Secretaria de Saúde da Serra para que seja providenciada a vacinação dos idosos nas Instituições de Longa Permanência, que deveria ter sido feita em março, mas, até o momento, não tem prazo para realização. A campanha nacional de imunização contra a gripe foi iniciada em 23 de março, priorizando os idosos que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, são um grupo de risco a Covid-19.
Segundo apuração da Defensoria, das 43 instituições que abrigam idosos no Espírito Santo, algumas ainda não providenciaram a imunização dos idosos residentes, como foi o caso de dois abrigos na Serra. De acordo com as instituições, a Secretaria de Saúde do Município não providenciou as vacinas.
Além disso, há relatos de dificuldades para cumprir as orientações de prevenção contra a Covid-19, por falta de equipamento de proteção individual e produtos de limpeza e de higienização individual e coletiva. A DPES também solicitou à Secretaria de Saúde da Serra que sejam providenciados os itens em falta.