A Defensoria Pública do Espírito Santo enviou uma recomendação ao Município de Cariacica para que, até dia 25 de maio, o atendimento pediátrico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto Atendimento Monsenhor Rômulo Neves Balestrero (PA do Trevo de Alto Lage) seja regularizado e sejam apresentados o cronograma de execução e orçamento, a fim de que a população possa ser atendida efetivamente, evitando-se a exposição dos pacientes a situações de negligência e risco à saúde.
Diante a divulgação de notícias e de denúncias sobre problemas de infraestrutura e falta de profissionais no PA, as defensoras públicas Adriana Santos e Jamile Menezes, do Núcleo da Infância e Juventude, realizaram, no dia 26 de abril, uma inspeção no local para averiguar a situação. Durante a inspeção, as defensoras conversaram com pacientes e familiares, que relataram queixas sobre a superlotação, a falta de profissionais e o tempo de espera do atendimento.
“Os familiares dos pacientes nos apresentaram como maiores demandas a demora no atendimento (havendo relatos de pessoas que haviam chegado ao PA às 9 da manhã e estariam sendo chamadas para atendimento às 13:30); a ausência de classificação de risco e a baixíssima quantidade de atendimento disponíveis das UBS (5 senhas por dia, não havendo atendimento todos os dias da semana)”, afirma a defensora pública Jamile Menezes.
Segundo relatos, diante da ausência ou insuficiência de pediatras nas UBS, muitos munícipes acabam recorrendo ao PA para consultas não caracterizadas como de urgência, o que influencia na superlotação. Também foi observado que, tanto na área de espera do PA quanto nas áreas de atendimento, as cadeiras encontravam-se em péssimo estado de conservação, com rasgos na superfície e pregos a mostra, oferecendo risco aos pacientes e seus familiares.
Os defensores constataram ainda a insuficiência de médicos especializados em pediatria, sendo muito baixa a oferta de profissionais em relação à alta demanda de crianças que precisam de atendimento. A ausência de pediatras em algumas UBS de Cariacica e Viana também influencia nesse quadro.
Durante a inspeção, a equipe do PA informou que muitos médicos pediram exoneração e que ainda não houve a substituição dos mesmos. De acordo com a supervisão, diversos editais de processos seletivos para pediatras foram lançados nos últimos meses, mas a baixa procura não supriu a demanda existente.