Mais um núcleo de atendimento do interior do estado recebeu o sistema informatizado de atendimento, Solar, da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES). O início de implementação do software na comarca aconteceu na terça-feira, dia 8 e, na última quinta-feira, dia 10, funcionários e estagiários receberam treinamento para utilizar o programa. Linhares é o décimo segundo Núcleo de Atendimento da Defensoria Estadual a receber o software de modernização.
O Coordenador Civil, responsável pela implementação do novo sistema, Giuliano Monjardim Valls Piccin, esteve no núcleo de Linhares para apresentação e explicação do funcionamento do novo software. Para o Defensor Público, a experiência com o sistema tem sido positiva.
“O Defensor Público que está em outro estado terá acesso ao histórico dos casos que estarão no sistema. Mas é preciso que os funcionários abasteçam o sistema com todos os dados necessários para que seja atingido o objetivo com êxito”, explica Piccin.
Vinícius Chaves de Araújo, Defensor Público que atende na comarca de Linhares, explica que teve contato com o Solar antes da instalação no núcleo e afirma que a implantação do novo sistema foi uma evolução para da organização das atividades da Defensoria Estadual.
“O programa mudou a relação entre Defensor e assistido, já que é possível acompanhar todo o histórico de atendimento. Mudou também a relação entre o Defensor e o gabinete, pois é possível ter um maior controle das atividades dos estagiários”, esclarece.
“O Solar dinamizou muito o atendimento para os assistidos. Graças ao sistema, antes mesmo do assistido entrar na sala nós já temos acesso a todas as informações e dados do caso dele, evitando repetição de fatos”, complementa o Defensor.
Ainda segundo Vinícius Chaves, antes do Solar o Defensor e sua equipe precisavam localizar o cadastro e o histórico físico dos assistidos, e, em situações de urgência, ou quando o Defensor estava fora da comarca, essa atividade ficava comprometida. Após a implementação do Solar será possível acompanhar o andamento dos processos em qualquer município que possua o sistema, proporcionando maior segurança e eficiência ao trabalho do Defensor.
Para os estagiários que auxiliam os Defensores Públicos nos atendimentos e os funcionários responsáveis pela recepção dos assistidos no Núcleo de Linhares, a primeira experiência com o programa tem sido de adaptação.
“Tivemos o treinamento e agora estamos colocando em prática o que foi aprendido, agora estamos iniciando o cadastro dos processos dentro do sistema. Cada fase nova é uma adaptação, surgem algumas dúvidas e vamos anotando e esclarecendo. No mais o programa é muito bom e deverá ajudar bastante o nosso trabalho”, afirma a estagiária Zilda Scopel, que atua na 2ª Defensoria da Infância e Juventude em Linhares.
Por Stael Nunes