Defensoria promove roda de conversa com população em situação de rua no Centro POP de Vitória

Os cidadãos assistidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Vitória (Centro POP) participaram nesta quinta-feira (05) de uma roda de conversa com as Defensoras Públicas Layra Rizzi Casagrande, do Núcleo de Direitos Humanos, e Maria Gabriela Agapito, do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia.

Em pauta questões ligadas à cidadania, ao direito à cidade e à moradia digna, com exibição dos curtas-metragens “Hiato” e “À Sombra da Marquise”, dirigidos por Vladimir Seixas, e “Gentrificação vs Diver (Cidade) e Contra-Usos”, produzido pelo Programa Quatro V.

O debate girou em torno da reflexão sobre os curtas-metragens e sobre o direito de utilização democrática dos espaços públicos. As pessoas que se encontram em situação de rua também possuem o direito de acesso a toda infraestrutura, serviços e benefícios que as cidades oferecem, sendo importante lutar pela remodelação dos processos de urbanização e pela democratização das cidades.

Bate papo semanal

A roda de conversa no Centro POP de Vitória faz parte do projeto de educação em direitos desenvolvido pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual em parceria com a equipe técnica e assessoria jurídica do Centro. As atividades acontecem semanalmente, sempre apresentando uma temática diferente a ser discutida.

“O objetivo é auxiliar no processo de empoderamento e de alcance da autonomia por parte das pessoas que se encontram em situação de rua, sempre na perspectiva da promoção e proteção dos direitos humanos”, explica a defensora Layra Casagrande.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br

Tels.: 3222-4249 / 98817-6381