A terceira edição do “Cine Defensoria”, projeto da Defensoria Pública do ES que utiliza o cinema como veículo para promover o debate sobre os Direitos Humanos, vai marcar o lançamento estadual do filme “DefensorXs”, que traz à tona o difícil cotidiano de quem luta em defesa de direitos.
O evento, que propõe a exibição de filmes seguida de debates abertos, acontece no exato momento em que o Brasil vivencia medidas consideradas contrárias à consolidação dos direitos humanos, como a aprovação da redução da maioridade penal e a exclusão de conteúdos sobre gênero dos planos de educação.
O 3º Cine Defensoria acontece no próximo dia 11 de agosto, às 19h, no Cine Metrópolis, localizado dentro do campus universitário da Ufes, em Goiabeiras.
O filme
Realizado pelo coletivo e produtora cearense Nigéria, o longa aborda realidades de grupos, entidades e movimentos nas cinco regiões do Brasil, onde homens e mulheres resistem aos impactos de grandes obras e defendem a justiça social, o território, a livre orientação sexual e vários outros direitos fundamentais.
O documentário foi filmado nos meses de outubro e novembro de 2014, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Dourados e Altamira. Em cada uma destas cidades foi acompanhada uma luta específica através do cotidiano de algumas de suas principais lideranças.
Em capítulos, “Defensorxs” discute o que é ser defensor ou defensora de direitos humanos, e traça um panorama documental sobre a resistência de pessoas que buscam melhorias e avanços em suas pautas, mesmo quando ameaçadas – inclusive de morte.