A solução extrajudicial é a via mais recomendada pela Defensoria em qualquer caso de conflito. Para reforçar esta orientação e qualificar seus estagiários, o Núcleo de Cachoeiro de Itapemirim da Defensoria Pública recebeu, na última sexta-feira, o “2º Encontro de Técnicas de Mediação e Conciliação”.
O evento foi organizado pela Defensora Pública Priscila Ferreira Marques Ofrante e pela estagiária Raquel Calegário, que é pedagoga. Ambas, que atuam no Núcleo do sul capixaba, também palestraram. Para atender ao público dos dois turnos, foi realizada uma sessão pela manhã e outra durante a tarde.
As organizadoras e palestrantes do encontro: a Defensora Pública Priscila Marques e a pedagoga e estagiária Raquel Calegário
Um dos materiais utilizados para elaborar o conteúdo programático do encontro foi o “Manual de Mediação para a Defensoria Pública”. Além da parte teórica e técnica, foram reservados dois momentos de prática lúdica, nos quais os participantes puderam aplicar os conhecimentos expostos.
Segundo a Defensora Priscila, o objetivo é promover o evento de tempos em tempos, de acordo com a renovação da equipe de estagiários. Ela informou que os Defensores que trabalham em Cachoeiro se organizaram para realizar periodicamente cursos de qualificação e orientação aos estagiários.
Por Leandro Neves